Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A Origem do Caos

"No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia a face do abismo, e o Espirito de Deus pairava sobre as águas."
                                                                                                    (Gênesis 1.1,2)
Verificamos, nos dois primeiro versículos do livro de Gênesis sobre a Criação a existência de algo que, à primeira vista, parece um tanto incoerente: no primeiro, afirma-se que Deus criou os Céus e a terra e, logo em seguida, que a terra era sem forma e vazia. Ora, como podemos compreender que Deus tenha criado algo sem forma e vazia? E, se Ele assim o fez, por que? Qual a finalidade?
De fato, quando Deus, no princípio, criou os Céus e a Terra, estes eram tão perfeito quanto Ele próprio. Isso é muito óbvio, pois sendo obra de Suas mãos, nada poderia sair com falhas ou defeitos, haja vista ser Ele Deus e não homem. Para Ele não existem limites, dada a Sua onipotência, onipresença e onisciência:
"...porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu." (Salmos 148.13)
Jamais poderemos acha no nosso Deus alguma imperfeição pois está escrito:

"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos.Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?"

Isaías 40:12-18
Tudo isso mostra apenas uma nuance de quem realmente é Deus. Nossa mente nunca poderá receber toda a Sua majestade, poder e glória, pois somos muito limitados. Essa é a razão pela qual acreditamos verdadeiramente que, quando Ele criou os Céus e a Terra, estes eram perfeitos como Ele o é.
Quando aconteceu o referido no segundo versículo de Gênesis, já havia decorrido milhões de anos e , nesse período, a queda de Lúcifer, que Ezequiel descreve com muita propriedade:


"Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá." 
                                                                                            Ezequiel 28:11-19
Todo esse episódio da queda de Lúcifer (que significa "cheio de luz") se passou entre os dois primeiros versículos de Gênesis e tal qual o profeta Ezequiel descreve. Ele foi lançado na Terra, fazendo assim criar neste planeta o caos total, isto é, tornou-se sem forma e vazio.
Note que, no segundo versículo, Moisés não faz menção a que os Céus fossem sem forma e vazios, mas somente à Terra; isso porque dos Céus havia sido arrancado e expulso o querubim profano e também todos seus seguidores, os quais se tornaram o diabo (aquele que separa) e seus demônios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário